Logística

GRI 103-2, 103-3 e 306-4

Fundamental para o Sistema Campo Limpo, o modelo logístico adotado para a destinação das embalagens vazias ou com sobras pós-consumo é o frete de retorno, que otimiza o processo e os custos do Sistema. O mesmo veículo que entrega os defensivos agrícolas do fabricante para os agricultores, revendas e cooperativas transporta as embalagens vazias das unidades de recebimento para recicladores e incineradores. O conceito é adotado em mais de 98%1 das cargas das centrais para o destino final.

Além de seus benefícios ambientais, esse tipo de frete reduz os custos em aproximadamente 45%. Adicionalmente, ele diminui o número de veículos em trânsito e a emissão de poluentes. Em 2019, o Sistema movimentou 12.958 caminhões. Vale lembrar que o transporte dos materiais considerados resíduos perigosos (embalagens não laváveis, as que não passaram pelo processo de lavagem adequado pelo agricultor e as sobras pós-consumo) acontece em todo o território nacional, em linha com a legislação vigente. Em 2019, foram transportadas 3.165,7 toneladas desse tipo de resíduo.

12.958 caminhões movimentados e mais de 6 milhões de quilômetros percorridos em 2019.

9.400 veículos se deslocaram dos postos para as centrais; e

3.558 veículosse deslocaram das centrais para o destino final (recicladores ou incineradores).

Em relação à segurança, nas centrais e postos, todos os veículos passam por uma inspeção antes da saída. São conferidas a documentação do veículo e as condições do motorista e de itens como pneus, luzes, freios e as cintas que amarram os fardos. Os motoristas que realizam o transporte também são especializados, aumentando a segurança dessa etapa. O inpEV ainda monitora as principais transportadoras que atendem ao Sistema, o que contribui para o aprimoramento dos processos e assegura a conformidade com a legislação.

Diversas iniciativas buscam otimizar a etapa logística e torná-la cada vez mais eficiente. Um exemplo é o SIC (Sistema de Informações das Centrais), que permite o gerenciamento dos volumes de embalagens recebidas e o estoque das unidades, e auxilia na gestão do deslocamento dos caminhões que atendem ao Sistema Campo Limpo. Já implantado em todas as centrais, o SIC está sendo estendido para os postos, o que aumentará a rastreabilidade do Sistema (leia mais em Inovação e tecnologia). No fim de 2019, mais de 150 postos já estavam integrados ao SIC.

1 Considera o transporte das centrais para as unidades de destinação: recicladoras ou incineradoras. A logística entre os postos e as centrais, de menor quilometragem e necessidades logísticas distintas, não é feita no modelo de frete de retorno.

 

CUSTO DO FRETE

Ao longo de 2019, o inpEV participou de audiências públicas em conjunto com a CNI (Confederação Nacional da Indústria) para sensibilizar a esfera governamental sobre os ganhos ambientais gerados pela logística reversa viabilizada pelo Sistema Campo Limpo. A própria PNRS (Política Nacional de Resíduos Sólidos) prevê a criação de incentivos para a consolidação dos sistemas de logística reversa no país, com impactos positivos para a gestão dos resíduos, o meio ambiente e a saúde da população.

No entanto, a ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres) estabeleceu novas regras para a cobrança do frete no início de 2020 e reajustou o valor do piso mínimo referente ao quilômetro rodado. Ao desconsiderar as características do formato de frete de retorno na definição desses valores, a nova regulamentação onera e penaliza a logística reversa.