Diálogo e cooperação multistakeholder

O diretor-presidente do inpEV, João Cesar Rando, com o governador paulista, João Doria, e o vice-prefeito de Campinas, Henrique Magalhães Teixeira, no evento Dia de Campo: Caminhos do Agro SP.

GRI 102-12, 103-2 e 103-3

Ao participar de distintas iniciativas e grupos multilaterais, o inpEV dissemina o modelo já consolidado de logística reversa e economia circular do Sistema Campo Limpo e tem a chance de influenciar positivamente outros atores. Em contrapartida, acompanha as principais discussões da agenda global de sustentabilidade, o que lhe permite aprimorar internamente suas práticas e processos.

Na edição 2019 do Prêmio LIDE Agronegócio, iniciativa do Grupo de Líderes Empresariais, o inpEV foi um dos vencedores na categoria Sustentabilidade.

Em 2019, dois movimentos reforçaram esse posicionamento: adesão à Rede Brasil do Pacto Global, iniciativa da ONU (Organização das Nações Unidas), e ao Proclima (Programa Estadual de Mudanças Climáticas do Estado de São Paulo). O Pacto Global, que impulsiona a adoção de dez princípios ligados a direitos humanos, relações trabalhistas, meio ambiente e práticas anticorrupção, é formado por 9.900 membros, dos quais 800 são brasileiros. Ao longo do ano, o Instituto integrou o Grupo Temático de Alimentos e Agricultura da Rede Brasil. O Proclima congrega organizações comprometidas com a redução das emissões de GEE (gases de efeito estufa).

Adicionalmente, o inpEV se mantém comprometido com os Termos de Compromisso para Logística Reversa de Embalagens Vazias de Agrotóxicos dos estados de São Paulo, Paraná e Ceará. Anualmente, reporta o atendimento às metas de destinação e de abrangência geográfica de cada estado.

 

Representantes do inpEV apresentam o Sistema Campo Limpo durante 21ª Semana do Meio Ambiente, da Fiesp/Ciesp (à esquerda), em São Paulo (SP), e seminário da Abrampa (à direita), em Campo Grande (MS).

OUTROS EVENTOS

O inpEV participa de diferentes eventos do setor agrícola, organizados por entidades engajadas no tema de gestão de resíduos sólidos, e de fóruns de sustentabilidade. Em 2019, marcou presença, por exemplo, nos eventos da Abrampa (Associação Brasileira de Membros do Ministério Público do Meio Ambiente), como o XIX Congresso Brasileiro do Ministério Público de Meio Ambiente, em Curitiba (PR), e quatro seminários em Belém (PA), Campo Grande (MS), Goiânia (GO) e Fortaleza (CE). Também participou dos eventos da Conamp (Associação Nacional dos Membros do Ministério Público).

Em dezembro, o diretor-presidente do Instituto participou de um workshop organizado pela Croplife China, em Xangai, para apresentar o modelo brasileiro de logística reversa de embalagens vazias de defensivos agrícolas, considerado referência mundial. Logo na sequência, recepcionou uma delegação chinesa que veio ao Brasil para conhecer de perto o Sistema Campo Limpo.

Os representantes do Instituto compareceram também nos seguintes eventos:

›› II Encontro Internacional de Direito Administrativo Contemporâneo e os Desafios de Sustentabilidade: Cidades Inteligentes, Humanas, Sustentáveis e a Nova Agenda Urbana, na capital paulista.

›› Dia de Campo: Caminhos do Agro SP, da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, no IAC (Instituto Agronômico de Campinas).

›› III Seminário Paranaense de Logística Reversa, em Curitiba (PR), organizado pela Fiep (Federação das Indústrias do Estado do Paraná).

›› 21ª Semana do Meio Ambiente, em São Paulo (SP), da Fiesp (Federação das Indústrias do Estado de São Paulo) e do Ciesp (Centro das Indústrias do Estado de São Paulo).

›› I Seminário Nordeste de Resíduos Sólidos, em Fortaleza (CE).

CONTRIBUIÇÃO À ABNT

Em 2019, a ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) publicou a nova versão da norma NBR 9843, que trata sobre o armazenamento adequado e seguro de defensivos agrícolas e afins. A norma incorporou uma quinta parte, que aborda especificamente o armazenamento das embalagens vazias ou contendo sobras pós-consumo em centrais e postos de recebimento. Essa foi uma contribuição do inpEV ao grupo de trabalho da ABNT responsável pela atualização da normativa.