Educação e conscientização

Evento marca o Dia Nacional do Campo Limpo na central de recebimento de Rondonópolis (MT).

GRI 103-2 e 103-3

O inpEV vai além das ações de sensibilização cujo foco são os agricultores e que têm como principal objetivo manter o engajamento desse público em torno da correta destinação das embalagens vazias de defensivos agrícolas. O trabalho se estende a outros públicos, caso das comunidades em que as unidades de recebimento estão inseridas. Os resultados são sistematicamente monitorados pela área de Comunicação e Educação e norteiam as estratégias futuras.

PEA: REFERÊNCIA PARA A ONU GRI 413-1

Em 2019, o PEA (Programa de Educação Ambiental) Campo Limpo foi reconhecido pelo UN DESA (Departamento de Assuntos Econômicos e Sociais das Nações Unidas) como uma boa prática para a disseminação dos ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável).

Todos os anos, o PEA distribui kits educativos para serem trabalhados com alunos do 4º e 5º anos do Ensino Fundamental das comunidades próximas às centrais de recebimento do Sistema Campo Limpo. Em 2019, das 107 centrais, 106 (98%) estiveram engajadas com o programa. O PEA continuou trazendo a gestão de resíduos sólidos como tema principal e incluiu, em 2019, a conexão com os ODS que, de forma lúdica e interativa, buscou despertar os estudantes para a importância da agenda global e como cada um na sociedade tem sua responsabilidade na conservação da qualidade de vida e do meio ambiente. Os materiais de divulgação também apontavam dicas para ajudar os alunos, suas famílias e membros das escolas e das comunidades a contribuir com práticas de consumo consciente.

106 centrais de recebimento ajudaram a disseminar o PEA para mais de 240 mil alunos, de mais de 2,5 mil escolas em 2019.

Com o tema “Resíduos sólidos: responsabilidade compartilhada”, o programa buscou despertar o protagonismo dos estudantes em 2019. Outra inovação foi o alinhamento dos conteúdos pedagógicos à BNCC (Base Nacional Curricular Comum).

No ano, foram distribuídos 9 mil kits educativos para 240.622 alunos de 2.571 escolas de 324 municípios (confira a seguir os números do PEA dos últimos três anos). Em 2020, o tema central segue sendo a gestão dos resíduos sólidos e terá ênfase a disseminação do conceito de economia circular. Os ODS também continuam como parte do conteúdo pedagógico.

 

O PEA 2019 também abordou os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.

 

BENEFICIADOS PELO PEA

 

PEA CHEGA À CAPITAL PAULISTA

Como a gestão de resíduos sólidos também é um desafio para as grandes cidades, em 2019 o inpEV levou o PEA a mais de 70 escolas da rede municipal de ensino da cidade de São Paulo, maior metrópole da América do Sul. Com a iniciativa, o inpEV tem a oportunidade de demonstrar a efetividade do Sistema Campo Limpo e contribuir com uma produção agrícola sustentável, além de constituir um exemplo bem-sucedido de logística reversa e economia circular a estudantes inseridos em uma realidade distinta da do campo. Em 2020, o PEA terá sequência na cidade de São Paulo.

PARTICIPAÇÃO NO DIA NACIONAL DO CAMPO LIMPO GRI 413-1

O DNCL (Dia Nacional do Campo Limpo), comemorado em 18 de agosto, é o principal momento de mobilização de todos os representantes dos elos da cadeia agrícola. Em 2019, que marcou os 15 anos do evento, mais de 78 mil pessoas participaram, superando a marca registrada no ano anterior. A solenidade oficial foi organizada na central de recebimento de Bebedouro (SP), gerenciada pela Coopercitrus (Cooperativa de Produtores Rurais).

Com o tema “Juntos, semeando o campo limpo”, 102 centrais de recebimento (94% do total), localizadas em 22 estados brasileiros, celebraram a data, com a realização de 411 atividades. Trabalhando também a educação e a conscientização ambiental, o evento traz atividades em frentes específicas: DNCL Universitário, com ações voltadas a estudantes; DNCL Dia de Campo, voltada aos agricultores com caráter comemorativo; DNCL Portas Abertas, que convida as comunidades próximas das unidades de recebimento a conhecer melhor o funcionamento de uma central; DNCL Ação Comunitária, que organiza atividades como a limpeza e manutenção de praças públicas, limpeza de margens de rios e plantio de viveiros de mudas, entre outras ações; e DNCL Solenidades, que marca a presença das autoridades públicas locais.

CONSCIENTIZAÇÃO DO AGRICULTOR

O inpEV também promove campanhas periódicas para incentivar o engajamento dos agricultores e orientá-los sobre sua responsabilidade de devolver as embalagens vazias e os procedimentos adequados de armazenagem. Em 2019, duas ações chamaram atenção para a devolução das tampas das embalagens. Outra campanha reforçou a importância da tríplice lavagem como procedimento prévio à devolução das embalagens.

NOVA PLATAFORMA EAD

O curso on-line sobre o Sistema Campo Limpo, disponível no site do inpEV, passou a ser hospedado em uma nova plataforma em 2019 e ganhou mais recursos e ferramentas, que tornam a aprendizagem ainda mais interativa, amigável e atrativa. O curso, que também pode ser feito pelo smartphone ou tablet, inclui informações sobre a legislação pertinente, as responsabilidades de cada elo da cadeia e o funcionamento do Sistema.

Desde que a nova plataforma foi lançada, mais de 2.200 pessoas já se inscreveram e aproximadamente 1.600 concluíram o curso. Em 2019, o inpEV difundiu o curso on-line para os colaboradores das empresas associadas e dos distribuidores, buscando incentivar que eles se tornem multiplicadores dos conceitos que envolvem o Sistema Campo Limpo. O treinamento também pode ser feito por estudantes e profissionais de logística de outros setores e demais interessados.