O inpEV

As tampas das embalagens de defensivos agrícolas também têm destinação adequada no Sistema Campo Limpo.

GRI 102-1, 102-2 e 102-7

Organização sem fins lucrativos, o inpEV (Instituto Nacional de Processamento de Embalagens Vazias) representa a indústria1 e, em 2019, reunia 112 fabricantes e registrantes de defensivos agrícolas que atuam no Brasil. Sua missão é contribuir para a conservação do meio ambiente e do Sistema Campo Limpo, por meio da gestão autossustentável da destinação final de embalagens vazias de produtos fitossanitários e da prestação de serviços na área de resíduos sólidos, com envolvimento e integração de todos os elos da cadeia produtiva agrícola.

112 empresas são associadas ao inpEV, responsável pela gestão do Sistema Campo Limpo.

O inpEV trabalha para garantir a eficiência dos processos, além de investir em pesquisa, desenvolvimento, conscientização e educação ambiental. Essa visão integrada da gestão também facilita a captura de oportunidades de melhoria do próprio Sistema, como a aplicação do conceito de economia circular para a produção de novas embalagens de defensivos a partir da resina reciclada das embalagens recebidas ou a ampliação do escopo do Sistema para o recebimento das sobras pós-consumo. Outro exemplo é o desenvolvimento de soluções para ampliar cada vez mais o universo de embalagens passíveis de reciclagem. Atualmente, são reciclados 94% de todo o volume recebido.

Com sede em São Paulo, o Instituto também gerencia 29 das 411 unidades de recebimento de embalagens de todo o Brasil. As centrais sob a gestão do inpEV estão distribuídas em 11 estados (Bahia, Espírito Santo, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Paraná, Piauí, Rio Grande do Sul e São Paulo). Ao todo, o Instituto emprega 185 profissionais.

1 - A Lei Federal nº 9.974/00 modificou a Lei nº 7.802/89 e estabeleceu os princípios para o manejo e a destinação ambientalmente correta das embalagens vazias de defensivos agrícolas. Com seu decreto regulamentador nº 4.074/02, ficou definida a responsabilidade compartilhada entre todos os agentes da produção agrícola: agricultores, canais de distribuição e cooperativas, indústria e poder público.

 

MISSÃO, VISÃO E VALORES GRI 102-16

Missão


Contribuir para a conservação do meio ambiente e do Sistema Campo Limpo, por meio da gestão autossustentável da destinação final de embalagens vazias de produtos fitossanitários e da prestação de serviços na área de resíduos sólidos, com envolvimento e integração de todos os elos da cadeia produtiva agrícola.

Visão


Ser reconhecido mundialmente como centro de excelência na destinação final de embalagens vazias de produtos fitossanitários, como referência na prestação de serviços na área de resíduos sólidos, e tornar-se autossustentável no Brasil.

Valores


Atitude integradora:
é a característica de liderança do Instituto, a valorização do trabalho em equipe, a integração dos elos da cadeia e a disseminação do conhecimento.

Inovação:
é dinamismo, empreendedorismo, criatividade e superação de desafios que posicionam o inpEV como referência mundial na logística reversa das embalagens vazias de defensivos agrícolas.

Integridade:
é ter o comportamento pautado pela ética, respeito às diferenças, transparência em todas as ações realizadas e veracidade das informações.

Responsabilidade socioambiental:
é a razão de ser do Instituto, que atua como núcleo de inteligência do Sistema Campo Limpo.

Segurança:
é o zelo pelo bem-estar e integridade física de nossos colaboradores e de todos os envolvidos no Sistema Campo Limpo, bem como a proteção de informações e do patrimônio.

 
 

COMPROMISSO COM A AGENDA GLOBAL

A contribuição para a conservação do meio ambiente, presente na missão do inpEV, também se concretiza nas iniciativas de conscientização e educação ambiental para agricultores e a sociedade em geral, realizadas em todo o Brasil. O Instituto entende que é na capilaridade do Sistema Campo Limpo, presente em todos os estados do país com mais de 400 unidades de recebimento, que pode ampliar os benefícios de sua atuação.

Dessa forma, em 2019 o inpEV disseminou os ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável) para 240,6 mil estudantes do Ensino Fundamental que participaram do seu PEA (Programa de Educação Ambiental). A iniciativa foi reconhecida pelo UN DESA (United Nations Department of Economics and Social Affairs/Departamento das Nações Unidas de Assuntos Econômicos e Sociais) como uma boa prática.

 

O PEA AJUDA A DISSEMINAR OS OBJETIVOS DE DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL

 

Cadeia de suprimentos GRI 102-9

A cadeia de fornecimento do inpEV era composta por 1.275 fornecedores em 2019. São 41 fornecedores diretos, responsáveis por insumos e equipamentos produtivos e serviços de logística, transporte e destinação final, e 1.234 fornecedores indiretos, como empresas de máquinas e equipamentos, tecnologia da informação e suporte às atividades de comunicação e engajamento. Do volume de compras no ano, a categoria mais representativa foi a de serviços de logística e transporte, com 26,7% do total.

Agricultor devolve embalagens na central de recebimento de Unaí (MG).

Governança corporativa GRI 102-18

A estrutura administrativa e de gestão do inpEV está alinhada às melhores práticas de mercado e reflete os princípios firmados em seu estatuto social: legalidade, impessoalidade, moralidade e igualdade. Fazem parte da governança a Assembleia Geral de Associados, o Conselho Diretor, o Conselho Fiscal e a Diretoria Executiva. A representatividade do Sistema Campo Limpo, do qual o inpEV é a entidade gestora, também está contemplada na estrutura, com representantes nas diversas instâncias decisórias.

O inpEV adota as melhores práticas de governança e transparência.

Órgão máximo decisório, a Assembleia Geral integra os associados do Instituto, fabricantes de defensivos agrícolas e entidades que representam os diversos elos da cadeia agrícola. São realizadas duas reuniões anuais para validar a estratégia do inpEV e avaliar o seu desempenho.

O Conselho Diretor é formado por cinco representantes das empresas associadas contribuintes (eleitos em Assembleia Geral), oito representantes de entidades associadas (demais elos da cadeia agrícola) e pelo diretor-presidente do Instituto. Sua responsabilidade, entre outras atribuições, é assegurar o cumprimento do estatuto social e zelar pela proteção do patrimônio, pelo comprometimento com as leis vigentes e pelo estreitamento da relação entre os elos da cadeia. As entidades que representam o canal de distribuição e os produtores rurais no Conselho Diretor participam das decisões e têm a responsabilidade de replicar as informações e deliberações sobre o Sistema Campo Limpo.

Cabe à Diretoria Executiva do inpEV a condução da gestão e a implementação da estratégia do Instituto e seus resultados. Ela é liderada pelo diretor-presidente, um profissional contratado e independente (sem vínculo com as empresas associadas), nomeado pelo Conselho Diretor.

Compromisso com a transparência

Apoiar e fiscalizar as instâncias decisórias do inpEV é papel do Conselho Fiscal, cujos membros também são eleitos em Assembleia Geral, com mandatos anuais. Em 2019, ele foi composto por representantes das empresas Sipcam, Arysta e Du Pont.

O modelo de gestão do Instituto se estrutura a partir de normas rígidas de auditoria e controle. Anualmente, o inpEV presta contas dos resultados de suas atividades e seu desempenho financeiro seguindo as normas brasileiras de contabilidade, com orientação de auditores externos e o parecer do Conselho Fiscal.

Embalagens são compactadas e organizadas em pallets nas centrais de recebimento.

Estrutura de apoio

Grupos temáticos que reúnem especialistas e profissionais do inpEV somam conhecimento e apoiam as decisões da liderança:

Comitê Tributário: com auxílio de consultores externos, o grupo facilita o alinhamento dos participantes do Sistema Campo Limpo com temas fiscais, tributários e societários.

Comitê de Logística: discute medidas para aprimorar processos e tecnologias de logística reversa no âmbito do Sistema Campo Limpo.

Comitê Trabalhista: debate questões relacionadas aos profissionais do inpEV. O comitê também apoia as demais unidades de recebimento do Sistema Campo Limpo.

Conselho Nacional de Centrais: multidisciplinar, o grupo é formado por gestores de centrais de recebimento e tem entre suas funções demandas gerais do Sistema e a divulgação das melhores práticas para os conselhos regionais, atuando em apoio à administração do inpEV.

GT Comitê de Aprovação de Artefatos: avalia, controla e aprova a fabricação de artefatos a partir das embalagens vazias provenientes do Sistema Campo Limpo.

GT Comitê de Embalagens: avalia novas tendências, ciclo de vida das embalagens e as inovações do setor.

 

Conselho Diretor – Empresas

Basf S.A.
Paulo Celso Mathias
Maurício do Carmo Fernandes

FMC
Marcelo Okamura
Zotico Silva

Dow AgroSciences Industrial Ltda.
Adriano Pescarmona
Felipe Bissoli

Ilhabras S.A. Indústrias Químicas
Gustavo Urdan
Juliano Justo

Syngenta Proteção e Cultivos Ltda.
Jorge Buzzetto
José Pelaquim

Conselho Diretor – Entidades

›› Abag (Associação Brasileira do Agronegócio)

›› Aenda (Associação Brasileira dos Defensivos Genéricos)

›› Andav (Associação Nacional dos Distribuidores de Insumos Agrícolas e Veterinários)

›› Andef (Associação Nacional de Defesa Vegetal)

›› Aprosoja (Associação Brasileira dos Produtores de Soja)

›› CNA (Confederação Nacional da Agricultura e Pecuária do Brasil)

›› OCB (Organização das Cooperativas Brasileiras)

›› Sindiveg (Sindicato Nacional da Indústria de Produtos para Defesa Vegetal)

Conselho Fiscal

Sipcam
Luiz José Fraga Moreira Traldi
Adilson da Cruz

Arysta
Yuji Hamada
Monica Vergé Fanucchi

Du Pont
Gustavo Queiroz Haddad
Manoel Canutto dos Santos Jr.

 

CÓDIGO DE CONDUTA GRI 102-16 e 205-2

Os princípios, os valores e a missão do inpEV estão explicitados no Código de Conduta, que direciona a postura esperada dos funcionários no relacionamento com os diferentes públicos.

O material foi revisado em 2017 e trata de temas como conflito de interesses, respeito às diferenças, segurança da informação, relacionamento com o setor público e enfatiza o compromisso do inpEV e de seus funcionários com a responsabilidade socioambiental. O código também define preceitos voltados à difusão de conhecimento e fomento à cooperação entre todos os elos da cadeia agrícola que integram o Sistema Campo Limpo. Com o código, também são divulgadas as políticas Anticorrupção e Concorrencial.

Todos os funcionários e os profissionais terceirizados são comunicados sobre o Código de Conduta durante o processo de integração, que inclui também o tema de combate à corrupção. Em 2019, 100% dos contratados passaram pelo processo. Há, ainda, capacitações periódicas sobre o tema e a próxima está prevista para acontecer em 2020.

O Código de Conduta do inpEV é público e pode ser acessado no site do Instituto: www.inpev.org.br.