Inovação e tecnologia

GRI 103-2 e 103-3

A inovação e o desenvolvimento tecnológico são imprescindíveis para o aprimoramento contínuo do Sistema Campo Limpo. Basta lembrar que a Ecoplástica®, produzida a partir da resina reciclada das embalagens vazias, e a Ecocap®, sistema de vedação igualmente produzido a partir da reciclagem, são resultados de evoluções tecnológicas da Campo Limpo Reciclagem e Transformação de Plásticos S.A. e da Campo Limpo Tampas e Resinas Plásticas Ltda. As duas recicladoras foram idealizadas pelo inpEV e se tornaram parceiras do Sistema.

Projeto que aprimora a rastreabilidade do Sistema Campo Limpo é uma frente de trabalho em inovação do inpEV.

Mas a inovação não produz apenas novos produtos, ela também aprimora processos e contribui para que o Sistema seja cada vez mais eficiente e, no futuro, autofinanciado.

Após a adoção de uma plataforma de strategic sourcing em 2018, que permitiu à área de Suprimentos do inpEV realizar compras de produtos e serviços de forma mais sistematizada e otimizada, em 2019 a área estudou a viabilidade de implantar uma ferramenta de BI (business inteligence), cuja coleta e análise de dados podem tornar as tomadas de decisão ainda mais assertivas. A implementação da ferramenta, que estará conectada à plataforma de strategic sourcing, está prevista para 2020.

Também em 2019 o inpEV deu início a um projeto para aprimorar a rastreabilidade. A perspectiva é que os materiais processados nas centrais passem a contar com um código de barra, QR Code ou outra solução similar, permitindo que as informações contidas nesse código sejam processadas de forma automatizada no SIC (Sistema de Informação das Centrais).